FILIPINAS #3 // BOHOL




Escolhi Bohol por ter paisagens fora de série mas ficou aquém das expectativas. Mais cara que Cebu e com menos para explorar. Apesar disso aproveitei bem o meu tempo e gostei muito dos meus dias pela ilha. Percorri de mota a parte sul e centro da ilha, onde estava o que me levou lá - Chocolate Hills e o Santuário dos Tarsiers, o primata mais pequeno do mundo.

 Cruzei aldeias e arrozais sem fim. Comi fruta saborosa a preços irrisórios. Senti o ar quente a queimar-me o rosto mesmo com protecção 50. Deliciei-me com os pequenos tarsiers e com a paisagem atípica das colinas de chocolate. E fui brindada por dezenas de sorrisos e pela simpatia filipina.

Usei a capital desta ilha - Tagbilaran - como base. É uma cidade e como tinha apenas dois dias aproveitei para conhecer os arredores que me pareceram muito mais interessante.

Comecei pelo Santuário dos Tarsiers. Este lugar é uma floresta e não um zoo. É um lugar de preservação desta espécie e é único no mundo, os tarsiers estão em liberdade e muitos voltam a este lugar para dormir de dia, onde estão a salvo dos predadores.
Quando lá cheguei paguei uma pequena taxa de conservação (1€) e segui um grupo que já lá estava. Os guias são pessoas extremamente apaixonadas pela espécie e sabem tuuuudo sobre ela. E ajudam-nos, em silêncio, a encontra-los no meio da floresta.

Curiosidades que aprendi:
Pesam menos de 200 gramas.
O cérebro é do tamanho de um olho.
São os únicos animais que, em stress ou dor extrema, decidem deixar de respirar e morrem.
Consegue girar a cabeça a 360º.
É o segundo primata mais antigo do mundo.

Gostei tanto que no final deixei a gorjeta a todos. Inclusive, aos tarsiers.













Segui para as Chocolate Hills, a principal atracção de Bohol. São cerca de 1250 montanhas cónicas mais ou menos do mesmo tamanho que se espalham numa área de 50 km². Ninguém sabe como é que se formaram mas há uma lenda que conta que são as lágrimas que um gigante imortal derramou quando a sua amada morreu.
A paisagem é impressionante e muito bonita.

De manhã muito cedo parti de volta a Cebu de onde voava para Palawan, a minha parte favorita das Filipinas. Conto-vos tudo no próximo post.
beijinhos






Share:

2 comentários

  1. Desconhecia este santuário e esta espécie, obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. são lindos e muito queridos. vale a pena a visita :) xx

      Eliminar

i heart you.

K.

© K A R K O V A | All rights reserved.